terça-feira, março 20, 2012

Aguardentes / Brandy / Cognac / Armagnac - Definição

Aguardentes

Aguardentes são bebidas espirituosas que resultam da destilação do vinho ou de outras substâncias fermentáveis que contenham álcool.

As aguardentes, segundo a substância de que porvêm pode classificar-se em:

Aguardentes vínicas: Aguardente Velha; Brandy; Cognac ou Conhaque e Armagnac
Aguardentes bagaceiras: Bagaço; Bagaceira; Grappa; Marc
Aguardentes de frutos: Calvados; William; Williamine; Framboise; Quetch; Mirabelle; Slovovitz; Kirch
Aguardentes de cereais: Whisky; Genebra; Gin; Vodka; Aquavit; Arrak
Aguardentes de vegetais: Tequilla; Rum; Aguardente de Cana; Toddy; Okolehao

Aguardentes vínicas - São oriundas da destilação exclusiva do vinho ou da água-pé.
Estas aguardentes apresentam-se no mercado com características de envelhecimento, sendo conhecidas por aguardentes velhas; brandies; conhaques e armagnacs.

Brandy: É a palavra inglesa que designa as aguardentes vínicas, sendo sinónimo de vinho queimado (destilado).
Pela lei portuguesa, a designação Brandy serve para designar as aguardentes vínicas preparadas com um teor alcoólico não inferior a 35º, com um estágio mínimo de seis meses em cascos de carvalho, podendo apresentar-se com características conferidas pela adição de benfeitorias e aditivos legalmente admitidos.

Aguardentes Velhas: denomina-se aguardente velha a aguardente vínica com um teor alcoólico não inferior a 35º, obtida por envelhecimento natural de aguardente vínica em cascos de carvalho de capacidade até 1000 litros por um período mínimo de dois anos e que revele as características correspondentes.

Cognac (Conhaque): O cognac é uma aguardente vínica que deve o seu nome a uma localidade da região de Charente - França. A Região Demarcada de Cognac é constituída por várias sub-regiões, todas elas com direito à designação de cognac, e são as seguintes:
Grande Champanhe; Petit Champanhe; Borderies; Fin Bois; Bons Bois; Bois Ordinaires e Bois Communs

Esta aguardente é destilada exclusivamente a partir de vinhos brancos que são produzidos de castas seleccionadas, entre as quais a "clombard", a " ugni blanc" e a "folle blanche".
O cognac é envelhecido em cascos de carvalho e tem uma graduação que varia entre 40 e 43º.
A designação de "Fine Champanhe" só é atribuida a conhaques produzidos com 50% de vinhos de Grande Champanhe e com 50% de Petit Champanhe.

Armagnac: É uma aguardente vínica francesa produzida no departamento de Gers, que se encontra situado no coração da Gasconha, sendo formado por três sub-regiões:
Bas-Armagnac; Ténazère e Haut-Armagnac

esta aguardente é produzida a partir de vinhos provenientes das castas "piquepoui"; "clairette"; "juraçon"; "clombard"; "folle blanche" e "ugni blanc" entre outras.

Formas de Servir: As aguardentes vínicas devem ser servidas em cálice próprio, tipo balão, à temperatura ambiente ou aquecidas, se necessário


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial