sexta-feira, abril 20, 2012

Volume nominal / Título alcoométrico volúmico / Nº de Lote

Volume Nominal

É a quantidade líquida marcada e que a embalagem, supostamente, contém. É expresso em llitros, centilitros ou milílitros. As garrafas standard têm um volume nominal de 75 cl, ou 750 ml. Algumas garrafas podem conter, na mesma zona onde aparece a indicação do volume, um pequeno e, cujas medidas obedecem a normas precisas,. Trata-se da marcação CE, que é de carácter facultativo. Este símbolo garante ao consumidor que o vinho vem acondicionado de acordo com algumas disposições comunitárias, ou seja, a embalagem foi submetida ao controlo metrológico da quantidade ou capacidade nominal.

Título alcoométrico volúmico

O título alcoométrico volúmico adquirido refere-se à quantidade de álcool etílico contido no vinho em causa. A indicação deste valor na garrafa deve ser feita por unidade, ou meia unidade de percentagem de volume, ex: 11,5% vol, e não 11,6% vol. Além disso, o teor alcoólico indicado não deve ser inferior ou superior, em mais de 0,5% vol., ao valor que venha a ser determinado por eventuais análises. No caso dos vinhos com Denminação de Origem guardados em garrafa durante mais de três anos, essa tolerância é de 0,8%vol. O número correspondente ao teor alcoólico deve ser sempre seeguido da expressão %vol.

Número de Lote

Deve ser precedidoda letra maíuscula "L", permite identificar o vinho e a sua origem, fator importante para garantir a rastreabilidade do produto.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial