terça-feira, outubro 30, 2012

Herdade do Peso

Herdade do Peso Ícone Tinto 2007

Denominação de Origem: DOP Alentejo

Enólogo: Luís Cabral de Almeida

Castas: Alicante Bouschet, Aragonês, Alfrocheiro

O Vinho: Herdade do Peso Ícone é o vinho de topo que a Sogrape Vinhos Produza no Alentejo, declarado apenas em anos excepcionais de qualidade máxima e evidente. Herdade do Peso é a marca que revitaliza a essência do Alentejo mais profundo, trazida à superficie pela ciência e know how da Sogrape Vinhos., produzindo vinhos exuberantes e cativantes, cujos sabores, aromas e cores nos fazem lembrar a vida no seu melhor, tal como a região onde nascem.

Notas de Prova: O Ícone Tinto 2007 apresenta uma profunda cor rubi com nuances violeta. Revela um aroma exuberante e complexo, onde sobressaem os frutos pretos, como amoras e mirtilos, harmoniosamente conjugados com nuances balsâmicas; mentol e caixa de tabaco; e ainda notas a especiarias, sobretudo pimenta. Na boca apresenta uma notável  frescura e uma excelente estrutura e equilíbrio, com taninos presentes mas sedosos, de grande qualidade. O seu final é complexo, revelando grande elegância e persistência aromática.

Vinificação e Maturação: As uvas foram cuidadosamente escolhidas, tendo sido eliminados os componentes vegetais e os bagos mal formados ou com deficiente maturação. Após desengace total e suave esmagamento procedeu-se à sua fermentação e maceração prolongada em cubas de aço inoxidável a temperatura controlada, durante cerca de 20 dias. Atingido o equilíbrio organoléptico pretendido, procedeu-se depois à suave prensagem das massas e à cuidadosa separação do vinho de gota das prensas, mantendo-se esta separação até ao final. Após fermentação maloláctica, os melhores vinhos foram seleccionados e estagiaram durante cerca de 14 meses em barricas novas de carvalho françês. O lote final foi elaborado com base na selecção qualitativa das inúmeras provas e análises efectuadas durante este período, que permitiram escolher os melhores vinhos. Antes do engarrafamento o vinho foi submetido a uma ligeira colagem e filtração. No sentido de preservas a sua mais alta qualidade, foi engarrafado sem tratamento de estabilização pelo frio, o que poderá provocar a formação de depósito durante a sua evolução em garrafa. A fim de atingir o bouquet e o equilíbrio adequados para consumo teve um estágio em garraf de cerca de 2 anos.

A garrafa deve ser armazenada deitada em local fresco e seco e ao abrigo da luz. Dever ser servido a uma temperatura entre os 17ºC-20ºC.

Ideal para acompanhar pratos ricos de carne, como o borrego, pratos de caça, como lebre ou javali e ainda queijos fortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial