quinta-feira, janeiro 05, 2012

O ciclo biológico da videira

A videira é uma planta perene lenhosa, que só dá frutos três ou quatro anos depois de ter sido plantada e pode viver durante 30 a 50 anos. Como qualquer planta, apresenta um comportamento diferente consoante a época.
  • Durante o final do outono e todo o inverno, enquanto as temperaturas se mantêm baixas, a videira fica em repouso vegetativo, expondo apenas os troncos nus às intempéries.
  • No final do inverno, quando a temperatura do solo começa a subir dás-se o choro: os cortes da poda começam a sangrar, os gomos a inchar e os "olhos" dos futuros pâmpanos a sair. As raizes começam então a absorver os nutrientes presentes no solo.
  • Depois, inicia-se a fase de abrolhamento ou rebentação: os pâmpanos começam a desenvolver-se e a planta enche-se de folhas, graças à subida da temperatura ambiente e ao aumento do número de horas de sol e humidade do solo. Durante este período se houver formação de geada, esta pode comprometer o desenvolvimento dos gomos.
  • No final da primavera, quando as temperaturas ultrapassam os 15ºC, começa a floração, seguida pela polinização e pela fecundação. Como dissemos, os cachos de uvas desenvolvem-se a partir das inflorescências.
  • A meio do verão, inicia-se o amadurecimento: o bago de uva começa a aumentar de volume e a mudar de cor, passando do verde, conferido pela clorofila, ao dourado ( no caso das uvas brancas) ou ao negro-azulado ( no caso das tintas ).
  • A maturação é uma etapa-chave para a qualidade dos futuros vinhos, pois é nesta altura que se verificaum aumento da concentração dos açucares na uva, uma diminuição do conteúdoem acidos e ganhos em termos de aroma. O fim desta fase culmina com a vindima, que ocorre, em regra geral, entre setembro e outubro.
  • Passada a época da vindima e chegados os primeiros dias frios de finais de outono, principios de inverno, a atividade da planta volta a diminuir, as folhas adquirem uma cor avermelhada e começam a cair. É chegado o momento da poda, que vai preparar a videira para o novo ciclo.