segunda-feira, março 19, 2012

Vinho Espumante Natural e Champanhe

O vinho espumante natural é um vinho cujas características e métodos foram importados de França, nomeadamente da região de Champanhe. Foi no ano de 1670 que um monge, de nome Dom Pérignon, despenseiro-chefe das adegas da Abadia Beneditina de Hautvillers, descobriu que o vinho da região de Champanhe espumava e retinha espuma depois de uma segunda fermentação, facto que o levou a interessar-se pelo desenvolvimento da descoberta.
Diz-se que a primeira Casa de Champanhe foi fundada em 1729 por Nicolas Ruinart que era sobrinho do frade beneditino Dom Thierry Ruinart, amigo e confidente de Dom Pérignon.
O Champanhe é, portanto, um vinho espumante natural, produzido na região demarcada do mesmo nome, situada no "Vale do Marne", peóximo de Epernay e de Reims, no nordeste de França.
Este vinho tem como principais castas seleccionadas para o seu frabrico a "Pinot noir", a " Pinot meunier" e a "Chadornnay.

Definição: O espumante natural é um vinho cuja efervescência resulta de uma 2ª fermentação alcoólica feita em garrafas ou em cubas fechadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial