sexta-feira, abril 13, 2012

Conservar o vinho - espaço e local

Os vinhos sofrem várias alterações à medida que envelhecem. O modo como são guardados influencia de forma determinante, o seu desenvolvimento, tanto pela positiva como pela negativa. Após um envelhecimento mais ou menos prolongado, a cor, o aroma e o sabor modificam-se, em consequência de várias alterações que ocorrem nos componentes do vinho, como os ácidos e os taninos.
Nem todos os vinhos são bons para guardar. Por exemplo a maior parte dos vinhos verdes deve ser consumida até ao final do ano seguinte ao da colheita. Mas, seja qual for o caso, convém não esquecer que o local e a forma como as garrafas são armazenadas são fatores determinantes para assegurar uma conservação adequada e evitar surpresas na altura de consumir o vinho. Independentemente de ser um colecionador ou de querer apenas constituir uma pequena garrafeira, é importante pensar no espaço de armazenamento. Assim, sendo já conhecidas as características favoráveis à conservação do vinho, passa-se ao planeamento da garrafeira.
- Para melhor calcular as necessidadesde espaço, é importante considerar, em primeiro lugar, a quantidade de garrafas que pretende armazenar. Deve ter em conta não só os vinhos para consumir dia-a-dia, mas também as garrafas para oferta ou para ocasiões especiais.
- Seguidamente pense num local. Pode ser uma arrecadação ou parte de garagem, ou mesmo um canto da sala, desde que não apresentem temperaturas muito elevadas, nem variacões térmicas significativas. Se se tratar de uma divisão exclusivamente dedicada a esta finalidade, escolha um material para o chão que possa ser molhado, caso queira aumentar a humidade. Se preferir, há também garrafeiras climatizadas ( semelhantes a armários refrigerados ), próprios para guardar o vinho. Se bem que é uma solução mais dispendiosa e nem todos desempenham a sua bem a função, alguns produzem vibrações.
-O número de prateleiras deve ser calculado em função da quantidade de garrafas, mas convém deixar algum espaço disponivél para algumas ofertas ou compras de ocasião que possam surgir. De preferência instale-as numa parede virada a norte, os vinhos brancos na parte de baixo, pois trata-se normalmente da zona mais fresca. Os rótulos devem ser colocados para cima a fim de evitar rodar as garrafas. Pode também optar por colocar etiquetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial