quarta-feira, abril 04, 2012

A Decantação

A decantação consiste na passagem do vinho para um recipiente (denominado decantador) e é feita com o objetivo de o separar dos eventuais depósitos (borras), formados devido ao envelhecimento em garrafa, e de o deixar respirar, de modo a melhorar os aromas e o sabor. Portanto, trata-se de uma operação que nem sempre é necessária.

Existem diversos tipos de decantadores, mas todos são de vidro claro e sem pega. Independentemente do tipo de decantador, este nunca deve ser usado para guardar o vinho.

Se pretender separar eventuais depósitos, é conveniente colocar a garrafa em posição vertical 24 a 48 horas antes. Ao fazer a decantação, retire a rolha, incline a garrafa e verta o vinho para o decantador. À medida que o fim da operação se aproxima, é possivel observar o depósito no fundo da garrafa, deslocando-se em direção ao gargalo. Em alguns casos, pode ser necessário fazer a decantação junto auma fonte de luz.

Se apenas pretende deixar arejar ou respirar o vinho, basta abrir a garrafa um pouco antes de servir. Como a maioria dos vinhos não tem depósito, a decantação é desnecessária.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial