quinta-feira, abril 26, 2012

A que temperatura se deve servir o vinho

Temperatura de serviço

Para bem servir o vinho, é fundamental conhecer a temperatura preferencial a que deve ser bebido. Esta varia de acordo com o tipo de vinho. Existem à venda pequenos termómetros próprios para medir a temperatura.
- O aumento da temperatura favorece a evaporação das substâncias voláteis. Deste modo, os aromas são mais percetíveis a 18º, diminuem a 12º e ficam quase neutros abaixo dos 8º. Os vinhos naturalmente aromáticos beneficiam com as temperaturas baixas, enquanto os que adquiriram bouquet por terem sido guardados são favorecidos por temperaturas mais elevadas.
- Quanto ao sabor , este é prejudicado pelas temperaturas baixas, menos de 8º. Por norma, quanto mais elevada for a temperatura, maior é a sensação de doçura, e quanto mais baixa, menor é a sensação de acidez. Como tal, um vinho licoroso parece mais doce a uma temperatura elevada, um vinho verde tinto, com a sua acidez característica, pode parecer muito ácido a 18º, mas a 12º sente-se apenas uma agradável frescura.
- A temperatura também atua sobre a solubilidade do gás carbónico. À medida que a temperatura aumenta, o gás tem tendência a libertar-se. essa é uma das razões pelas quais os espumantes se devem servir muito frios.
- Finalmente, o teor em taninos também condiciona a temperatura de serviço de um vinho, quanto maior for esse teor, menos frio se deve beber o vinho, já que quanto mais alta é a temperatura menor é a sensibilidade à adstringência. Daí resulta que os tintos de reserva se sirvam à temperatura ambiente, os tintos jovens, quando estão frescos e os brancos, frios.
- Como tal, vinho apresenta uma temperatura ótima de consumo, de acordo com o tipo de vinho, aconselha-se as seguintes temperaturas:
*Espumante e Champanhe: 6º-8ºC
*Brancos jovens, vinhos verdes brancos: 7º-10ºC
*Rosés: 7º-10ºC
*Brancos, verde Alvarinho: 10º-12ºC
*Licorosos, Porto, Madeira: 10º-12ºC
*Tintos jovens, verdes tintos: 12º-14ºC
*Porto Vintage: 16ºC
*Tintos encorpados, reserva: 15º-18ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial