quinta-feira, outubro 25, 2012

Altas Quintas Branco

Altas Quintas Colheita - Vinho Regional Alentejano

Colheita: 2008
Produtor: Altas Quintas Lda
Enólogo: Paulo Laureano
Castas: Verdelho e Arinto

Enologia: Construído sobre uma base nas castas Verdelho e Arinto, este vinho resultou de uma selecção das melhores uvas brancas de Altas Quintas. A fermentação decorreu em barricas novas de carvalho françês a uma temperatura  de 14º C e posteriormente o vinho foi deixado nas mesmas barricas em maturação durante mais seis meses. Ao longo deste período foi feita uma batonnage, progressivamente decrescente para conferir ao vinho uma maior estrutura.

Notas de prova: O vinho de cor citrina, mostra notas de fruta tropical muito intensa, mescladas com a especiaria da madeira. Na boca une a sua frescura e uma estrutura marcante, complexa e de elevada persistência.

Viticultura: As vinhas encontram-se a 600 metros de altitude, inseridas num planalto que se desenvolve de forma única, na área do Parque de São Mamede. As condições do mesoclima desta zona, os solos de médio potencial produtivo e a altitude a que se encontram as plantas, contribuem para um terroir único, que se descobre e se sente nos vinhos.
A vinha é conduzida dentro de um programa de protecção integrada e, após uma forte redução de produção e de uma aturada selecção das uvas, as mesmas foram colhidas de forma manual, talhão a talhão e casta a casta durante o mês de Setembro. A colheita fez-se para pequenas caixas de 20 Kg, as quais foram transportadas para a adega.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial