quinta-feira, junho 27, 2013

D'Eça 2009

D'Eça 2009
Douro - DOC

Viticultura e dados climáticos
O clima em 2009 foi genericamente mais quente do que a média, principalmente em Março, o que contribuiu para um arranque precoce do ciclo vegetativo, terminando com um Agosto e Setembro também mais quentes. A precipitação esteve abaixo da média no fim do Inverno e princípio da Primavera e embora o Verão tenha estado dentro da normalidade, Maio foi muito seco e Setembro também. As condições foram benignas, não tendo sido um ano com grande incidência de doenças. As maturações foram completas, originando vinhos concentrados. Com um estado fitossanitário impecável, no contexto de práticas sustentáveis e amigas do ambiente, suportadas por um trabalho rigoroso nas vinhas, foram seleccionaas para este vinho parcelas de Tinta Roriz, Touriga Nacional e Tinto Cão com vinte anos de idade.

Vindima manual:
Iniciada a 22 de Setembro e concluída a 4 de Outubro de 2009, garantindo-se a exclusão de qualquer cacho que não apresentasse a qualidade exigida.

Fermentação e estágio:
A vinificação foi conduzida em lagar de inox e de granito, com temperatura controlada, tendo as massas vínicas sido sujeitas a uma maceração pré-fermentativa. A fermentação maloláctica já foi efectuada em barricas novas e com 2 e 3 anos, de carvalho americano e françês, onde prosseguiu o estágio por um período de 12 meses. O lote final ficou composto por 55% Tinta Roriz, 30% de Touriga Nacional e 15% de Tinto Cão.

Engarrafamento e notas de prova:
Engarrafado em Fevereiro de 2011
Cor: Granada muito intenso
Aroma: Frutos vermelhos, especiarias e nuances de café provenientes de madeira nova muito bem integrada.
Boca: Boa estrutura, num conjunto concentrado. Boa acidez e um fim de boca persistente.
Temperatura de serviço: 18-20º
Gastronomia: Caça, assados, carnes vermelhas...

Produtor: João Carlos Moura Coutinho Almeida D'Eça de Sousa
Enólogo: Daniel Fraga Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial