segunda-feira, outubro 29, 2012

Altas Quintas Reserva 2005 Tinto

Altas Quintas Reserva - Vinho Regional Alentejano

Colheita: 2005
Produtor: Altas Quintas Lda
Enólogo: Paulo Laureano
Castas: Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet

Enologia: Desenhado com base numa selecção de uvas com elevadas concentrações das castas Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet. O vinho fermentou em balseiros de carvalho françês Seguin Moreau com temperaturas controladas a que se seguiram macerações de trinta dias. Estagiou durante dezasseis meses em barricas novas de carvalho françês e americano, e após uma filtração grosseira, permaneceu em garrafa, até atingir um equilíbrio e uma harmonia que permitiu o seu lançamento no mercado.

Notas de Prova: Vinho de cor granada profunda, com aromas de compotas de ameixa e amoras negras, mescladas com notas de especiarias e chocolate negro. Na boca revela associado a uma forte estrutura e uma frescura surpreendente, taninos firmes mas sedosos e uma agradável, longa e persistente elegância.


Viticultura: As vinhas encontram-se a 600 metros de altitude, inseridas num planalto que se desenvolve de forma única, na área do Parque de São Mamede. As condições do mesoclima desta zona, os solos de médio potencial produtivo e a altitude a que se encontram as plantas, contribuem para um terroir único, que se descobre e se sente nos vinhos.
A vinha é conduzida dentro de um programa de protecção integrada e, após uma forte redução de produção e de uma aturada selecção das uvas, as mesmas foram colhidas de forma manual, talhão a talhão e casta a casta durante o mês de Setembro. A colheita fez-se para pequenas caixas de 20 Kg, as quais foram transportadas para a adega. Para este vinho foram seleccionadas as uvas com as concentrações mais elevadas da colheita de 2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial