domingo, outubro 21, 2012

Tom de Baton Branco 2010 - Douro

Tom de Baton Branco 2010

Enólogo: Paulo Duarte

Produtor: Terroir d'Origem, Lda

Castas: Viosinho, Códega, Malvasia-Fina, Gouveio, e Rabigato

Segundo o produtor, " o nosso compromisso é apostar na qualidade aproveitando ao máximo as potencialidades situadas em Casal de Loivos-Pinhão, a mais nobre zona de vinhos da Região Demarcada do Douro".

Vinhas e Vinificação: As uvas são provenientes de uma vinha em Sabrosa, implantada em terreno de xisto, com mistura de várias castas, como Viosinho, Códega, Malvasia-Fina, Gouveio e Rabigato. A vindima decorreu no início de Outubro. As uvas foram vindimadas manualmente e de acordo com uma selecção criteriosa das melhores uvas da vinha. As uvas foram totalmente desengaçadas e imediatamente prensadas em prensa pneumática. O mosto de lágrima foi arrefecido e decantado a baixas temperaturas durante 24 horas. A fermentação decorreu  em depósitos de inox com controlo de temperatura de cerca de 16 graus centígrados, durante três semanas. Estagiou apenas em cubas de inox para preservar todos os aromas da fruta fresca.

Cor: Cítrica e límpida
Nariz: Bastante frutado, a causar desde logo muito boa impressão, com destaque para as notas tropicais e cítricas, estas bem presentes
Boca: Muito agradável, a confirmar o excelente nariz e com um final extremamente refrescante, potenciado pela excelente acidez, onde quase nem se notam os seus 13,5 por cento de volume alcoólico. Esta frescura é também potenciada pela ausência de estágio em madeira. Um vinho muito agradável aos sentidos.

Acompanha: Pratos de peixes gordos e carnes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial