sábado, março 17, 2012

Vinho da Madeira

É um vinho generoso produzido na Região Demarcada da Madeira.
Esta região situa-se no arquipélago da Madeira, que corresponde também à Ilha de Porto Santo.
O seu envelhecimento é feito por um processo de estufagem, que consiste em fazer circular o vinho por serpentinas aquecidas a temperaturas que variam entre 35º e 50º. Há séculos atrás chamou-se Vinho de Volta ou Vinho de Roda da Índia ou simplesmente Vinho da Roda e Vinho de Torna-Viagem, nome que se tornou célebre pelo facto do vinho seguir nas caravelas para a Índia e voltar. A sua passagem pelas regiões quentes e o balanço dos navios originavam um envelhecimento prematuro e vantajoso, de tal modo que se conseguia envelhecer um vinhoem poucos meses, quando normalmente levaria muitos anos. Esta descoberta veio dar origem ao método de envelhecimento que hoje se pratica.
Os tipos de vinho da Madeira têm o nome ligado às castas que os produzem e, segundo o seu grau de doçura, são: * Sercial (seco), *Verdelho (meio-seco), *Boal (meio-doce),* Malvazia (doce).
O vinho da Madeira poderá ainda conter nos rótulos das garrafas, para além dos nomes das castas, designativod de qualidade e envelhecimento como RESERVA, SELECCIONADO, SUPERIOR, RESERVA VELHA, GARRAFEIRA ou FRASQUEIRA, VINHO DE CANTEIRO, SOLERA E RAINWATER, desde que estas designações tenham sido autorizadas pelo Instituto do Vinho da Madeira através de amostras padrão. A garduação alcoólica do vinho da Madeira varia entre 18º e 20º.

O Sercial e o Verdelho devem ser servidos levemente frescos, ao passo que o Boal e o Malvazia o devem ser à temperatura ambiente e em copo de tipo Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua sugestão ou peça um vinho para uma ocasião especial